sexta-feira, 4 de setembro de 2009

SOBRE A POESIA

Não me arrisco a criá-la. E se o faço, é por estar fora de mim. Poucos tem o dom de possuí-la, e para esses poucos é reservado todo o encantamento do mundo. E também os olhos mais atentos, e os corações mais encardidos - sim, porque um poeta tem o coração encardido. Não que eu não seja uma obsessiva, como a Ruth do post aí de baixo, antes disso - mas meu encardume é outro. Às vezes leio algumas rimas, pobres rimas, e não posso deixar de pensar em quem as escreveu: é um esforçado, não duvido. Mas o poeta de verdade, aquele para quem os sinos dobram - e um poeta verdadeiro não usaria essa metáfora ridícula dos sinos - não necessita de muito esforço (sentimental) para traduzir em palavras o que sente (para essa observação guardo um cuidado: não fazer muito esforço sentimental não significa que esse mesmo poeta não espreite, e às vezes por muito tempo, a palavra antes da mesma cair em sua graça). Guardadas as devidas proporções, de louco todos temos um pouco. De poeta, talvez. E por isso é que sigo sem rima. Mas sempre neurótica.

SIMULTANEIDADE
(Mário Quintana)

- Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo!
Eu creio em Deus! Deus é um absurdo!
Eu vou me matar! Eu quero viver!
- Você é louco?
- Não, sou poeta.

15 comentários:

Leiloca disse...

Parem
eu confesso
sou poeta
cada manhã que nasce
me nasce
uma rosa na face
parem
eu confesso
sou poeta
só meu amor é meu deus
eu sou o seu profeta.
Paulo Leminski

Leiloca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leiloca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pattiê, disse...

menos batido? tsc tsc...

da forma como você se dá, o mínimo que podemos dizer é que o assunto "você" não é batido.

ps: sente o veneno escorrendo.

ps do ps: olha a malcriação, hein!

Criando asas disse...

Uma alma prolixa entre as aleluias e agonias de ser...
"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é..."
E não me venha falar da malícia de toda mulher. rs...
(Velô)
Abraçando um pouco mais o meu abraço solto.
Sinta-se abraçada pela liberdade.

Pattiê, disse...

Me sentir abraçada por ela é tudo o que mais queria nessa vida - até mais que ganhar na mega sena! rsrs

utopias...

=)

Pattiê, disse...

ps: pouquíssimas pessoas sabem como dar um abraço solto.

parabéns!

Auxílio Luxuoso disse...

Rs...Pouquíssimas pessoas sabem receber e reconhecer o valor um "abraço solto"!
Saboreio apreciando lenta e atentamente esse seu timing para criar e dialogar com a criação alheia, dando elegante destaque e relevância ! Rs...
Essa sua capacidade de criar links mentais surpreende e inspira. Um "labirinto" criativo, onde a gente, ao contrário de se perder, rs, se re_encontra.

Para_béns sim!
Pelo menos para o meu bem, sim!

Roteiro para Liberdade(possível) disse...

Os "Novos" Labirintos do Fauno
Do latin: Faunus(favorável)- fatuus(destino)-(profeta)
Itinerário literário criativo
Labirinto literário
Labor_into.
Labirinto_anat."estrutura" de osso e membranas de orelha interna, "preenchida por flúido" e que tem função na audição e "no equilíbrio" e orientação espacial do corpo.
(Aurélinho_é o que tenho no momento...rs)

Ensaiando e rascunhando acasos
"Se é preciso um coração encardido,
Que isso nos seja permitido.
Ou quem sabe apenas o êxtase da gratidão diante do milagre da criação
possa fazer conexão com o fluxo do coração?
um amor puro
não mereceria o porto seguro
da vossa poesia?
"um amor puro
não sabe a força que tem"
é poesia pura
que vai além
pra onde vai a minha poesia
quando chega o fim do verso
o fim da rima
o fim do dia?"
...........................
"O Poder da Criação"
(João Nogueira)
Não, ngm faz samba só porque prefere
Força nenhuma(ou todas)no mundo interfere
Com o poder da criação
Não, não precisa se estar nem feliz nem aflito
Ou se refugiar em lugar mais bonito
Em busca de inspiração
Ohh não!
Não, ela é uma luz que chega de repente
Com a rapidez de uma estrela cadente
Que acende a mente e o coração
É...faz pensar
Que existe uma força maior que nos guia
Que está no ar
Bem no meio da noite ou no claro do dia
Chega a nos angustiar
E...o poeta se deixa levar por essa magia
E um verso vem vindo e vem vindo
uma melodia
E o povo começa a cantar
Lalaiá
Lá lá laiá laiá
Lá laiahhhh".
..................................
Vídeo ilustrativo de um "coração em êxtase". Se possível, veja até o final.
http://www.youtube.com/watch?v=dtBA2vGJqM8&feature=related

Aaahhhbraços...

Pattiê, disse...

Quem pode compartilhar dos meus sentimentos na hora que o refletor bater?

Vi claridade no breu, minha alma iluminada...

Ese é o melhor trecho desse DVD da Bethania (e isso na minha opinião). Assisto uma vez por semana esse show. Sou tarada por ele.

Quando você me entendeu, eu não entendia nada...

Sé é preciso um coração encardido,
que isso nos seja permitido... (amém!).

Acho que o acaso vai providenciar - se já não estiver providenciando - muita riqueza literária.

Pattiê, disse...

Viajei na música do Carlinhos... Acho que ouvi umas 10 vezes. Que delícia!

Livre como um Deus disse...

Vai...
Esse amor é todo teu.
O amor que te iluminou,
É com ele que tu me iluminas.
....................................

Quando tiver tempo...

http://www.youtube.com/watch?v=vdyXbS2Ast4&feature=related
...................................
"Marcas de um encontro".
Todo encontro(desmarcado) guarda seu desencontro(marcado).
Todo encontro marcado, um desencontro desmarcado.
Todo encontro desmarcado,
guarda um desencontro desmarcado.
Em todo encontro marcado
Um desencontro marcado...
A se encontrar e se perder de vista, de vista, re_vista.
As quatro pegadas no chão de nosso encontro a quatro mãos.

Abraço.

Pattiê, disse...

http://www.youtube.com/watch?v=5MbDJeL5JFM

A gente não percebe o amor
Que se perde aos poucos sem virar carinho.
Guardar lá dentro amor não impede,
Que ele empedre mesmo crendo-se infinito.
Tornar o amor real é expulsá-lo de você,
Prá que ele possa ser de alguém!

Somos se pudermos ser ainda
Fomos donos do que hoje não há mais.
Houve o que houve é o que escondem em vão,
Os pensamentos que preferem calar,
Se não, irá nos ferir um não -
Mas quem não quer dizer tchau.

Oi_Tchau disse...

Parto...
Meu amor parto normal.
Ao amor de mim dou apenas tchau!
Oi!!!
Tchau...
Meu amor vai
meu amor volta
prende e solta
Meu amor vai
teu amor volta
prenhe solta
Teu amor vai
Meu amor vem
prenhe de alguém.
meu amor teu amor
teu amor meu amor
bem.
Abraço.

Pattiê, disse...

AMEI ISSO!

Parto...
Meu amor parto normal.
Ao amor de mim dou apenas tchau!
Oi!!!
Tchau...
Meu amor vai
meu amor volta
prende e solta
Meu amor vai
teu amor volta
prenhe solta
Teu amor vai
Meu amor vem
prenhe de alguém.
meu amor teu amor
teu amor meu amor
bem.

(E me arrisco a continuar):

Parto...
Meu amor em ti fica
Teu amor em mim fica
Meu amor vai
Teu amor vem
Nosso amor fica
frutifica.

 
BlogBlogs.Com.Br